domingo, abril 15, 2007

Primeiro Barbecue

No Sábado fiz pela primeira vez, que estou aqui na Alemanha, um Barbecue. A ideia partiu dos meus antigos colegas do curso de Alemão e posso dizer que o estado do tempo ajudou e muito. Estava um belo dia de sol, sem uma única nuvem no céu e corria uma leve aragem que dava para refrescar do calor que já se fazia notar.

Fomos para o parque cá da cidade que fica nas margens do rio Saale e onde se pode encontrar extensas zonas de relvado rodeadas por enormes àrvores que ajudam a fazer alguma sombra. Quando chegamos ainda eram poucas as pessoas que se encontravam no parque.

Do menu constava muitas carnes, na sua maioria espetadas diversas, peito de perú e muitas salsichas, como não seria de esperar, visto estarmos na terra das salsinhas. A contrastar com as mais diversas carnes, trouxe uma meia dúzia de sardinhas, que apesar de serem congeladas estavam muito boas e sempre deu para matar as saudades. Também havia alguns vegetais e outro peixe trazido por um colega natural da Síria e que não podia comer carne. Foi um agradável início de tarde a que se juntou, com o decorrer das horas, mais gente que acabou por encher o parque de convivas. Era raro haver um pedaço de relva onde não houvesse uma toalha estendida no chão e pessoas a tomar banhos de sol, de biquini ou calções de banho, ou a jogar os mais diversos jogos de verão. Contudo, não levei a máquina fotográfica, por isso as fotos vão ter de ficar para outra altura, quando eu conseguir que me gravem um CD com as fotos.

O final de tarde foi passado a ver um filme com os meus colegas da Universidade. O filme escolhido desta vez foi "House of Flying Daggers". Contudo, devido a um problema com o menu para seleccionar o som e as legendas, tive de assistir ao filme dobrado em alemão. Mais uma vez tive de encarar o filme como mais um exercício para melhorar o meu alemão e desta vez sempre deu para perceber mais algumas coisas. A vantagem de não perceber muito bem tudo o que eles dizem é que dá para prestar mais atenção às cores e aos ambientes onde se desenrola a acção, que por sinal são muito bonitos. É todo um jogo de luz e cores que brota do ecrã e que nos faz sentir com mais intensidade o desenrolar da acção. Exemplo disso é outro filme, "Hero", realizado também por Zhang Vimou.