domingo, março 04, 2007

Gehen ins Kino

À muito tempo que não escrevia aqui no Blog. A fase de adaptação tem sido muito atribulada aulas de alemão de manhã e à tarde tenho de ganhar a vida e trabalhar. Despois o fim-de-semana é para arrumar a casa, ir às compras e estar um pouco com os amigos. Por isso é provável que nos próximos tempos coloque mais alguns Posts a contar as minhas aventuras e desventuras.

Deixando lamechices à parte, vou descrever a minha primeira ida ao cinema, sim, cinema... Na passada quinta-feira, fui com os meus colegas de laboratório ao cinema ver o filme "Pan's Labyrinth". Aqui os filmes são todos dobrados em Alemão. Por isso, como seria de esperar, encarei a ida ao cinema mais como um exercício e de certo modo, como um retorno ao passado, altura em que ainda era criança e me levantava às 7 da manhã, religiosamente e ia para a frente da televisão assistir aos desenhos animados. Nessa altura os desenhos animados não eram dobrados e eu ainda nem sequer sabia ler, como tal ficava prostrado em frente ao ecrã a tentar perceber cada frame que me era exibido. Agora a sensação foi mais ou menos parecida, com a diferença que eu conseguia perceber algumas expressões e mesmo algumas frases.

Mas vamos começar do início. A sessão estava marcada para as 20h10, o bilhete custou um pouco mais do que o peço a que estou habituado em Portugal, 6€ e um pacote de pipocas e um copo de cola pequeno custaram 5,20€. Dói, não dói? Mas pronto, tinha de arranjar torcos para pagar o bilhete ao meu colega Axel que tinha comprado os bilhetes. Entramos na sala de cinema uns minutos atrasados, já estava toda a gente sentada e já estavam a exibir alguma publicidade. Sentámos-nos no nosso lugar a lá fui eu comendo as minhas pipocas e a beber a minha cola, que mas parecia água, sem gás nenhum. Esperamos... vimos os filmes que estavam para estrear... e depois, passados alguns quinze minutos as luzes do cinema acendem-se! Então já é para sair? vão-nos dizer que afinal o filme foi cancelado? Não passados uns minutos entra um senhor na sala e pergunta em voz alta se alguém queria gelados?! Gelados?! Sim, gelados! Ao que apurar, junto dos meus colegas, é prática comum aqui na Alemanha vir um senhor vender gelados na sala de cinema antes do filme começar, perdão antes da nova sessão de publicidade começar. Porque depois de o senhor se ter ido embora, tivemos de assistir a mais quinze minutos de publicidade, passava já meia hora quando o filme começou...

É estranha a forma como eles fazem render o peixe aqui. Pois, se alguém quisesse mesmo comer gelado, teria-o comprado no mesmo sítio onde comprou as pipocas. Ao que parece, muito pouca gente compra gelados ao senhor, pelo que, os meus colegas elegem este episódio como o mais característico e ao mesmo tempo cómico numa ida ao cinema. Depois, para além de o bilhete já ser caro, relativamente aos preços praticados em Portugal, ainda somos obrigados a assistir ao dobro do tempo de publicidade.
Em conclusão, se vierem um dia ao cinema aqui por estas bandas, mais vale chegaram meia hora atrasados ou então comprem um pacote de pipocas pequeno para se entreterem, enquanto o filme não começa.




No que diz respeito ao filme, só posso fazer comentários às cenas e não própriamente ao guião, pois houve muitas frases que não percebi. Contudo, pareceu-me ser um filme muito bem realizado, algo realista de mais nalgumas ocasiões, chegando mesmo a roçar o chocante, fazendo lembrar filmes como o "Irreversible" na frieza como as cenas são exibidas. Quase de certeza que vou tentar voltar a ver o filme, desta vez em versão original e com as minhas amigas legendas, para poder enquadrar melhor a história com a imagem. Recomendo o filme às pessoas que gostaram de ver o filme "Dogville" (no sentido em que a acção está confinada a um pequeno espaço físico), bem como da fantasia presente nos filmes da saga "Senhor dos anéis".